Coleção
José Valério
Série: Fotografias
Gênero: Iconográfico
Subgênero: Fotografia
Data: 00/00/1920
Palavras Chaves:
José Valério, Divinópolis, sobrado, largo da matriz, Domingos Gontijo, Miguel Gontijo, Dona Nenêm, Pio Gontijo, Rosa Viterbo Gontijo, Antônio Fonseca e Silva, Paróquia do Divino Espírito Santo, Santa Casa de Misericórdia, barracão.
Conteúdo:
Sobrado do largo da matriz construído pelo Capitão Domingos Gontijo, pai do saudoso Miguel Gontijo e da Dona Nenêm do Pio Gontijo, falecido em 30 de março de 1902, e que foi herdado por sua filha Rosa Viterbo Gontijo e seu esposo Antônio Fonseca e Silva, pais do Sinhô da Chácara.
A imagem em questão foi retirada na década de 1920/1930. O sobrado foi adquirido por um preço muito generoso pela Paróquia do Divino Espírito Santo para formar o patrimônio da Santa Casa de Misericórdia, em fevereiro de 1914.
Na fotografia aparece o barracão onde o Capitão Domingos guardava mercadorias vindas da roça e dava morada às famílias que por ali transitavam, e que foi demolido na década de 1920.
Nomes citados: Domingos Gontijo, Miguel Gontijo, Dona Nenêm, Pio Gontijo, Rosa Viterbo Gontijo e Antônio Fonseca e Silva.
Observações:
Mais fotos do mesmo documento













