Coleção
José Valério
Série: Fotografias
Gênero: Iconográfico
Subgênero: Fotografia
Data: 00/00/1917
Palavras Chaves:
José Valério, Divinópolis, residências
Conteúdo:
Foto retirada da Matriz e de seu largo da cidade de Divinópolis no ano de 1917. Na imagem em questão, José Valério numerou as residências para identificá-las. A primeira habitação é um sobrado da Santa Casa de Misericórdia que pertenceu, inicialmente, ao Capitão Domingos Gontijo e depois ao seu genro Antônio Fonseca, pai do “sinhó” (senhor) da Chácara. A segunda era a residência do farmacêutico João Santiago e de sua esposa. A terceira era do Sr. Joaquim Coelho da Fonseca, cunhado do Sr. Antônio Olímpio de Moraes e pai do Dr. Quito. A quarta pertencia ao Sr. Antônio Olímpio de Moraes. A quinta era a do Padre Matias e de sua mãe D. Rosinha.
A sexta era a residência da agente do correio D. Filomena Adelina Epifânio, viúva do notável professor Flávio Epifânio e mãe da conhecida Tita da Mena, líder das barraquinhas.A sétima era a residência do Pitanguiense Rogério Xavier dos Santos, pai da Olga do Totôinzinho Fonseca, do Vitor Doido, do José Rogério e outros.
O número oito demarca casas de aluguel que pertenciam ao Benemérito Antônio Gontijo da Fonseca, filho do Capitão Domingos Gontijo e pai do Sr. Josafá Fonseca. Por fim, ele demarca o número nove, que era a residência do Capitão Carlos Amorim e sua esposa D. Senhorinha, pais da Cecília do João Malaquias.
Observações:
Mais fotos do mesmo documento













