| 
Coleção
José Valério
Série: Fotografias
Gênero: Iconográfico
Subgênero: Fotografia
Data: 00/00/1925
Palavras Chaves:
José Valério, Divinópolis, Convento, Seminário, Avenida 21 de Abril, Rua Minas Gerais, Frei Ladislau Bax, Petrônio Bax, D. Cabral, Padre José Augusto Dias Bicalho, Frei Paulo Stein, Francisco Coelho da Fonseca (“Chicocoelho”), Frei Hilário, Frei Paulo, Pedro X. Gontijo, Frei Orlando, franciscanos, bispo, paróquia, Divino Espírito Santo, frades, seminaristas.
Conteúdo:
Convento Santo Antônio, esta foto foi retirada em 1925. O convento estava localizado na Avenida 21 de Abril, esquina com a deserta rua Minas Gerais. O prédio estava quase concluído, prestes a ser habitado, faltava apenas colocar os gradís e o lugar está bem ermo, no meio de um matagal. O prédio foi projetado pelo Frei Ladislau Bax, um irmão leigo franciscano que desistiu de sua vida sacerdotal. Era holandês e pai do estimado pintor, Petrônio Bax. Em abril de 1924, D. Cabral, bispo de Belo Horizonte, ofereceu a paróquia do Divino Espírito Santo aos franciscanos, porém o vigário, Padre José Augusto Dias Bicalho, pedira sua remoção visto as perseguições que vinha sofrendo. No dia 21 de junho de 1924, chegaram a Divinópolis o superior Frei Paulo Stein e o irmão leigo holandês Frei Ladislau para estudarem a adaptação do prédio pertencente à Santa Casa, no largo da matriz no seminário menor. Em 20 de agosto de 1924, as obras do convento foram iniciadas sob a direção técnica do Frei Ladislau, e administração competente e espontânea do Sr. Francisco Coelho Fonseca, o saudoso “Chicoelho”. Em 15 de janeiro, o convento já estava em condições de receber os frades e os estudantes. Na tarde deste dia o convento foi festivamente inaugurado, ocasião que perante uma pequena multidão discursaram o Frei Hilário, Frei Paulo e o Sr. Pedro X. Gontijo, este que pedindo a palavra, prometeu na qualidade de presidente da Câmara Municipal todo o apoio ao colégio. Incrivelmente pouco tempo depois, sem motivo nenhum que justificasse, passou a hostilizar violentamente os franciscanos, de modo especial o Frei Hilário, mas (no fim da vida reconciliou com os franciscanos). No dia 16 de junho de 1926, 16 seminaristas, entre eles o Frei Orlando mudaram-se para o novo convento, ocupando a ala esquerda. A ala direita só ficou pronta em 1928. Nomes citados: Frei Ladislau Bax, Petrônio Bax, D. Cabral, Padre José Augusto Dias Bicalho, Frei Paulo Stein, Francisco Coelho da Fonseca (“Chicocoelho”), Frei Hilário, Frei Paulo, Pedro X. Gontijo e Frei Orlando.

Observações:
Mais fotos do mesmo documento

Em Redes

Acompanhe todas as novidades do projeto em redes através da nossa página no Facebook. Basta curtir abaixo e receber todas nossas publicações.

Últimas fotos Cadastradas

  • Coleção: Jornal A Semana

    Gênero: Periódico

  • Coleção: Jornal A Semana

    Gênero: Periódico

  • Coleção: Jornal A Semana

    Gênero: Periódico

Fotos Mais Acessadas