| 

Publicação de catálogo sobre a história do futebol encerra a programação do Cemec e Cemud, para a 5ª Semana Nacional de Arquivos

Ao desembarcar no Brasil, trazido pelo estudante Charles Miller em 1894, o futebol encontrou no país terreno fértil para sua disseminação, iniciada nos grandes centros urbanos. No Rio de Janeiro e em São Paulo, foram fundados, nos primeiros anos do século XX, equipes amadoras que mobilizaram (e mobilizam) as paixões de torcedoras e torcedores de todas as classes sociais. Na atualidade, o esporte mais popular do planeta se impõe, para o bem ou para o mal, como um dos elementos fundamentais de nossa cultura, capaz de atravessar nossas sociabilidades e nossas identidades.
Em Divinópolis e região centro-oeste não foi diferente. Durante a década de 1920, a pequena Princesa do Oeste, de vida predominantemente rural, foi cenário de contendas futebolísticas entre times da localidade e das circunvizinhanças, em um tempo que o esporte representou um forte laço diplomático entre os municípios da região. Antes de se estabelecerem as rivalidades e as competitividades que caracterizam, no presente, nossa maneira de vivenciar o futebol, a modalidade foi, nos primórdios, um instrumento para a promoção de sociabilidades e relações políticas e econômicas, a partir de um circuito esportivo estabelecido entre cidades do centro-oeste mineiro.
A partir da década de 1930, a competitividade desportiva passou a se sobrepor ao cavalheirismo dos primeiros anos e marca a criação das principais equipes de Divinópolis e da liga municipal, um cenário bem estabelecido na segunda metade do século, com o Guarani e o Ferroviário em destaque no futebol profissional do estado. Foi também, a partir desse período, que a atuação dos clubes associativos, como o Divinópolis Clube, passou a exercer grande relevância no fomento e na manutenção do futebol amador na cidade. Na atualidade, os torneios promovidos pelo Divinópolis Clube se destacam na região e no estado pelo alto nível de competitividade, atraindo ex-atletas profissionais e grandes nomes do futebol amador – mas não só. Nos campeonatos da entidade, o futebol se afirma como espaço de sociabilidade, de estreitamento afetivo, de práticas de lazer e atividades físicas, de vivências em torno da paixão pelo esporte.
Em “A História do Futebol Regional e o Divinópolis Clube”, buscamos posicionar a entidade e sua importância para a promoção do futebol na história da modalidade em nossa região. A presente publicação é um suplemento do áudio documentário ilustrado “O Futebol Regional e o Divinópolis Clube: um levantamento sobre a história do esporte em Divinópolis” (disponível aqui) – uma produção Centro de Memória Professora Batistina Corgozinho - Cemud, da UEMG Unidade Divinópolis, em parceria com o Divinópolis Clube e o Portal EmRedes. Nele, apresentamos o roteiro adaptado do áudio documentário, junto de imagens selecionadas nos acervos do Divinópolis Clube, do Portal EmRedes e acervos pessoais de colaboradores do grupo “Memória de Divinópolis”, no Facebook. 
 
Flávia Lemos Mota de Azevedo
 (Professora e Historiadora – UEMG Divinópolis/CEMUD)
 
Piero Alipio Gonçalves Morais
(Graduando em História – UEMG Divinópolis/CEMUD)
 
Rafaela Teixeira Nunes
(Graduanda em História – UEMG Divinópolis/CEMUD)
 
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O CATÁLOGO
 

Em Redes

Acompanhe todas as novidades do projeto em redes através da nossa página no Facebook. Basta curtir abaixo e receber todas nossas publicações.

Últimas fotos Cadastradas

  • Coleção: Jornal A Semana

    Gênero: Periódico

  • Coleção: Jornal A Semana

    Gênero: Periódico

  • Coleção: Jornal A Semana

    Gênero: Periódico

Fotos Mais Acessadas