| 

Artigo de estudantes do curso de história da UEMG é destaque em periódico de Pós-Graduação do Departamento de História da UFMG.

O artigo "A resistência do jornal A Semana a partir do caso dos jovens desaparecidos de Divinópolis, Minas Gerais (1982-1985)", das estudantes Rafaela Guimarães Pereira e Denise Silva e Souza, do curso de história da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG Unidade Divinópolis, foi publicado na Revista Temporalidades. Produzida pelos alunos de Pós-Graduação do Departamento de História da UFMG, a revista abre espaço voltado para a publicação de trabalhos originais produzidos por pesquisadores da área de História, ou que com ela dialoguem. Vale destacar a importância da disponibilização e democratização dos acervos do Cemud, que se encontram disponíveis por meio de um vasto banco de imagens digitais de documentos históricos, disponibilizados para o público através do Portal EmRedes – O Portal da Memória do Centro-Oeste Mineiro. 
 
Com orientação do professor e membro do Centro de Memória da UEMG Divinópolis, Douglas Souza Angeli, o artigo analisa a posição resistente do jornal de Divinópolis (MG) "A Semana" quando, em meio à ditadura civil-militar brasileira (1964-1985), pressiona as autoridades, por meio de publicações contínuas, para a resolução do caso de três jovens desaparecidos da Delegacia de Polícia local, em 1982. “O artigo publicado é um dos muitos exemplos da importância de acervos como os do Cemud, para a construção do conhecimento histórico. O trabalho evidencia a disseminação da repressão no período da ditadura civil-militar e também a resistência ao regime, mesmo longe dos grandes centros, o que só é possível devido à preservação e disponibilização, por exemplo, do acervo de jornais do cemud”, destaca Douglas. 
 
O Cemud também se caracteriza como um espaço formador, de pesquisa e extensão, não só pra os estudantes da unidade, que são em sua grande maioria, do curso de história, mas que também serve de museu ou até mesmo, laboratório para as mais variadas áreas que possam dialogar com todo o material disponível. Rafaela Guimarães, que é uma das autoras do artigo conta que, a ideia de escrevê-lo surgiu quando era estagiária do Cemud e estava separando algumas edições de jornais para serem expostos em um evento organizado pelo setor. De acordo com a estudante de história da UEMG Divinópolis, “abrindo cada jornal, eu percebi as cobranças incessantes do jornal "A Semana" sobre o caso dos três jovens desaparecidos da delegacia de polícia. Dessa forma, ressalto a importância do Centro de Memória para mim, de forma individual, mas também para a comunidade como um todo. O mesmo reúne um acervo não só de jornais, mas de fotografias e documentos que enriquecem muito a história local e regional”. 
 
A estudante Denise Silva, também estudante de história, na unidade e autora do artigo em questão, destaca o Cemud como uma importante fonte histórica para pesquisadores. “São essas fontes que nos permitem acessar, ao menos parcialmente, o passado e contribuem para que possamos entender sobre um determinado contexto histórico e como esse mesmo contexto influencia em nosso presente”, afirma Denise. A autora ainda destaca a  importância de o material estar disponível online e de fácil acesso, o que permite retornar à fonte, para novas consultas, sempre que necessário. 
 
 
 

Em Redes

Acompanhe todas as novidades do projeto em redes através da nossa página no Facebook. Basta curtir abaixo e receber todas nossas publicações.

Últimas fotos Cadastradas

  • Coleção: Jornal A Semana

    Gênero: Periódico

  • Coleção: Jornal A Semana

    Gênero: Periódico

  • Coleção: Jornal A Semana

    Gênero: Periódico

Fotos Mais Acessadas