
Texto e fotos: Assessoria de Comunicação UEMG Unidade Divinópolis
A UEMG Unidade Divinópolis recebeu, no dia 25 de setembro, a 9ª Rodada Regional do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, realizada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, por meio da Diretoria de Promoção do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG). Esta foi a primeira vez que Divinópolis sediou a Rodada, que abordou o tema “Instrumentos de proteção do patrimônio cultural”. Os responsáveis por receberem a Rodada em Divinópolis foram o Centro de Memória Professora Batistina Corgozinho (Cemud), da UEMG Divinópolis, e a Secretaria Municipal de Cultura.
A abertura do evento contou com a participação do diretor acadêmico da Unidade, professor Fabrizio Furtado de Sousa; da diretora de Promoção do Iepha, Clarice Libânio; do secretário municipal de Cultura, Gustavo Mendes; e da professora e pesquisadora do Cemud Flávia Lemos Mota de Azevedo.
Participaram do evento representantes das áreas de Cultura, Educação e Turismo de cerca de 50 municípios de diversas regiões do Estado, a maior parte do Centro-Oeste Mineiro. Durante a Rodada, foram debatidas políticas de preservação e salvaguarda do patrimônio cultural mineiro.
A participação de membros dos setores de Patrimônio das Prefeituras na Rodada é uma das ações pontuadas no Programa do ICMS Cultural. Criado em 1995, o ICMS Patrimônio Cultural é o único programa no Brasil de incentivo à municipalização de ações de política pública de preservação do patrimônio. Além da pontuação no ICMS Cultural, a participação é um momento importante para o turismo, tanto no que diz respeito à participação na Rodada também pontuar no ICMS Turístico quanto nos diálogos e nas ações ligando o patrimônio cultural ao turismo, que, juntos, colaboram para o desenvolvimento local.
O evento, realizado no auditório da Unidade, integrou a programação da 13ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).