
Foi realizada, na quarta-feira (21 de agosto), a feira 'Sabores e saberes da culinária do Centro-Oeste Mineiro: memória afetiva e gustativa', no estacionamento do bloco administrativo da UEMG Unidade Divinópolis (registro fotográfico acima). A feira foi organizada pelo Centro de Memória Professora Batistina Corgozinho (Cemud) e fez parte da 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, promovida pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG).
Durante o evento, foram oferecidas degustações e comercialização de vários alimentos nas “Tendas dos Saberes”, alguns considerados patrimônios imateriais, trazidos por produtores de Divinópolis, Igaratinga, Martinho Campos e Papagaios. A feira foi prestigiada por estudantes, servidores e professores da Unidade, além da comunidade externa da cidade e região.
Divinópolis
A Associação dos Produtores da Agricultura Familiar de Divinópolis e Região se fez presente no evento por meio dos produtos cultivados pelos associados. Os produtos foram utilizados pela chef de cozinha Renata Pierotti, que produziu um macarrão de legumes. Também da cidade estiveram presentes Fátima Gonçalves, egressa do curso de História da Unidade, que fez apresentações sobre a culinária mineira; Mário Rabelo, representante do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável; Hilton de Aguiar, secretário municipal de Agronegócios; e Gustavo Bicalho, do Prato da Casa, que foi um dos apoiadores da feira.
Igaratinga
A cidade trouxe, para sua tenda, quitandas, doces e queijos produzidos na cidade. Do município, prestigiaram o evento Leonardo de Paula, secretário de Cultura, Esporte e Lazer; e o chefe de gabinete da Prefeitura, Alexandre de Faria Silva.
Martinho Campos
Na Tenda dos Saberes, a cidade apresentou seu patrimônio imaterial, a Paçoca de Carne, produzida pelo mestre Elias Guimarães. A cultura indígena Kaxixó também se fez presente na tenda por meio de sua culinária, como o peixe assado com batata-doce, e de seu artesanato.
Da cidade, estiveram presentes o prefeito José Aílton de Freitas; Simone Teixeira, secretária municipal de Cultura; e Letícia Helena de Oliveira Ferreira, diretora da Escola Estadual Indígena Kaxixó Taoca Sérgia.
A cidade participou, ainda, da apresentação cultural da noite. A Orquestra Abadiense de Viola Caipira fez uma apresentação musical e, em seguida, os
estudantes da escola indígena apresentaram a dança intitulada “Temos orgulho de ser Kaxixó”.
Papagaios
Em sua tenda, o município expôs os patrimônios imateriais Biscoito da Dona Lia e o biscoito quebra-quebra da Evanete. Rosa Filgueiras, da Associação Bartolomeu Campos de Queirós, e Evanete Gonçalves Ribeiro, mestra dos saberes da cidade, marcaram presença na feira.
Exposição
Até o dia 31 de agosto, poderá ser conferida, na sala 403 (bloco 4) da Unidade, a exposição 'Cultura material, saberes e sabores da culinária do Centro-Oeste Mineiro'. A mostra apresenta objetos da cultura material utilizados na culinária regional, com suas características e seus usos.
A edição deste ano da jornada, que aborda o tema “Culinária e patrimônio”, tem como objetivo oferecer a oportunidade de fruição dos bens patrimoniais, por meio da gastronomia típica das comunidades e ainda de registros de artistas e fotógrafos, bem como outras manifestações artísticas.
O evento conta com os seguintes parceiros: Prefeitura de Divinópolis, Prefeitura de Papagaios, Secretaria Municipal de Educação de Papagaios, Prefeitura de Igaratinga, Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Martinho Campos, Circuito do Lago de Três Marias, Circuito Turístico Campos das Vertentes, Circuito Verde Trilha dos Bandeirantes, Stilo Sublimação e Conceição Cruz (escritora).