
O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais Iepha/MG realiza, esse ano, a 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais. Com o tema “Culinária e Patrimônio”, a edição de 2019 do evento tem como objetivo oferecer a oportunidade de fruição dos bens patrimoniais, por meio da gastronomia típica das comunidades e ainda registros de artistas e fotógrafos, bem como outras manifestações artísticas.
O Centro de Memória Professora Batistina Corgozinho – Cemud, da UEMG Unidade Divinópolis, participará, este ano, da jornada, propondo quatro atividades. Visando apresentar os objetos da cultura material, utilizados na culinária regional, aproximando o público dessas tradições, será organizada, de 19 a 30 de agosto, no bloco 4 da unidade, a exposição “Cultura material, saberes e sabores da culinária do centro-oeste mineiro”. Seguindo a programação, ainda na UEMG Divinópolis acontecerá, no dia 21 de agosto, a feira “Sabores e saberes da culinária do Centro-Oeste mineiro: memória afetiva e gustativa”.
A programação do Cemud para a Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais 2019 também terá atividades fora do campus: o seminário “Culinária e Patrimônio cultural: manutenção das tradições e saberes e o desenvolvimento regional” e o encontro de grupos populares “O Congado e a comensalidade: as tradições do Centro-Oeste Mineiro”, serão realizados no dia 19 de agosto, a partir das 19h, no Teatro Usina Gravatá, em Divinópolis.
Mais informações pelo telefone (37) 3229-3561 ou pelo e-mail [email protected]