Texto: Júlia Sbampato
O Centro de Memória Professora Batistina Corgozinho – Cemud promoveu, nesta segunda-feira (06), no Auditório da UEMG Unidade Divinópolis, a abertura da 17ª Semana de Museus. O evento contou com a presença de nomes importantes na comunidade e apresentações musicais de violeiros e reinadeiros.
Para iniciar as comemorações, os coordenadores do Cemud, Flávia Lemos e José Heleno Ferreira introduziram explicando um pouco sobre o trabalho realizado na Semana de Museus que se estende até o dia 17 de maio, a partir do tema proposto "Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições". O Diretor Acadêmico da unidade, Fabrízio Furtado, também se fez presente parabenizando aos envolvidos pelo projeto.
O Presidente do Sindicato Rural, Irajá Nogueira, elogiou as ações realizadas e, além de convidar a todos para visitarem a exposição sobre a Divinaexpô, que está localizada na sala 418 – bloco 4, da UEMG Divinópolis, também anunciou o sorteio de pares de ingressos para a 48ª edição do maior rodeio de Minas Gerais.
A cerimônia seguiu com apresentações do Grupo de Viola do Projeto Fazendo Arte, de Divinópolis, que encantou o público com seus violeiros e, logo em seguida, a apresentação com a belíssima voz de Celinho entoando a Ave Maria.
Maria Luiza Pimentel de Souza, a filha do engenheiro e ex-prefeito de Divinópolis, Luiz Fernandes de Souza também participou da abertura. Luiz Fernandes e sua trajetória são homenageados na exposição "O semeador de escolas", localizada na sala 404 – bloco 4 da unidade.
Para fechar o primeiro dia da 17ª Semana de Museus, Felipe Cunha, da Associação dos Reinadeiros de Bom Despacho e Joyce Soares, da Secretaria de Cultura da cidade marcaram presença e introduziram a última apresentação da noite.
A apresentação do grupo de Reinado de Bom Despacho, por fim, se apresentou para alegrar aqueles que estavam na plateia e despertar a curiosidade sobre esta tradição secular que
celebra antepassados e divindades católicas e afro-brasileiras.
A Semana de Museus segue com sua programação até o dia 17 de maio e conta com outras exposições e só é possível devido ao apoio dos patrocinadores: Sindicato Rural de Divinópolis, Prefeitura de Bom Despacho, DivinaExpô, Luiz Fotógrafo e Maria Luiza Pimentel de Souza.
Fotos: André Camargos