O Seminário História e Memória do Centro-Oeste Mineiro é um evento bienal realizado pelo Centro de Memória Prof.ª Batistina Corgozinho – CEMUD, da UEMG Unidade Divinópolis, desde 2005, com foco nas questões relacionadas à memória, à história oral, tradições e patrimônio cultural. Em 2018 o evento acontecerá de 25 a 27 de setembro e as inscrições para comunicação oral com publicação de artigos completos nos anais do evento já estão abertas.
Cronograma
Inscrições: até 19/08
Envio das cartas de aceite: de 20 a 26/08
Pagamento da inscrição: até 03/09
Envio do artigo completo: até 18/09
Normas de submissão
A inscrição deve ser realizada, em formulário específico, clicando aqui. Todos os campos devem ser preenchidos e o resumo deve possuir de 1.500 a 2.000 caracteres (contando com espaços), contendo introdução, fundamentação teórica e metodológica e resultados parciais ou finais.
O trabalho completo deverá possuir de 15.000 a 30.000 caracteres, com espaço, seguindo o modelo fornecido.
Os trabalhos devem ser em um dos grupos de trabalho abaixo:
Grupos de Trabalho
GT1

Ementa:
Educação como processo de formação humana e construção de uma cultura de defesa dos direitos humanos, de respeito à diversidade e combate à violência. Instituição escolar e relações sociais: a violência no entorno da escola, fatores endógenos e exógenos das manifestações de violência no espaço escolar. Educação popular e processos de escolarização.
Coordenação: Prof. José Heleno Ferreira
Prof.ª Ludmila de Almeida Freire
GT2

Ementa:
Este GT tem por objetivo refletir sobre a complexidade da violência de gênero e a necessidade de ações preventivas na educação, considerando que ela pode possibilitar a desconstrução de preconceitos que sustentam a violência de gênero, bem como discutir sobre a desigualdade social, diversidade cultural e gênero. Serão pensadas propostas preventivas a serem realizadas no cotidiano da universidade para prevenção da violência e a promoção da paz.
Coordenação: Prof.ª Virgínia Raimunda Ferreira
Prof.ª Gesianni Amaral
GT3

Ementa:
Dimensões do urbano: local, território e espaço. Análise das relações sociais no espaço urbano: degradação e violência urbana. Utilização privada do público e conflitos ambientais. Degradação ambiental e vulnerabilidade social. Espaços públicos e políticas de segurança pública. Áreas verdes e criminalidade urbana. Planejamento urbano e sustentabilidade socioambiental.
Coordenação: Prof. Fabrízio Furtado
Prof.ª Graziela Fleury
GT4

Ementa:
A violência é tratada como elemento multifacetado e que necessita de uma interdisciplinaridade, considerando a sua complexidade. Esta proposta aborda o assédio moral, sexual e psíquico específico nas relações esportivas, particularmente as praticadas contra os atletas, e no âmbito da saúde. A prática do esporte envolve, muitas vezes, atitudes de assédio dessa natureza. Nesses esportes, muitas são as situações que podem trazer constrangimento e sofrimento aos praticantes e técnicos, refletindo na qualidade de vida e saúde. Outra forma de violência na atualidade é a falta de acesso à saúde em determinadas populações, esse fenômeno específico que se destaca e influencia a dinâmica social.
Coordenação: Prof. José Vítor Vieira Salgado
Prof. Newton Santos de Faria Junior
GT5

Ementa:
Reflexões acerca do tempo, da memória, do patrimônio, da cultura e identidade. Relações de pertencimento, diversidades culturais, grupos, sociabilidades no mundo contemporâneo. Políticas públicas acerca da memória e do patrimônio. Debate acerca da memória e do patrimônio, do seu apagamento e silenciamento. Discutiremos também as experiências de diferentes comissões da verdade e o acesso aos acervos.
Coordenação: Prof. Carlos Martins Versiani dos Anjos
Prof.ª Flávia Lemos Mota de Azevedo
GT6

Ementa:
O mito das classes perigosas. Violência e cultura de massa. Sensacionalismo, melodrama e folhetim. Espetacularização. Como a mídia cobre as diferentes manifestações da violência, segurança pública, crime e polícia.
Coordenação: Prof. Douglas Aparecido Ferreira
Prof. Richardson Nicola Pontone
GT7

Ementa:
Reflexões sobre os diferentes tipos de violência “racial” no Brasil contemporâneo, ou seja, a violência moral; a física, a psicológica e a patrimonial, incluídas entre os conceitos abrangidos pelo Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288/10); texto aprovado pelo projeto de Lei 3071/15.
Coordenação: Prof.ª Adriana Severo Rodrigues
Prof.ª Simone Maria dos Santos Ribeiro


















