| 

Cemud realiza eventos em maio e junho

Acervos refletem um pouco da nossa história no século XX e XXI

Paulo Sena

 

Nos meses de maio e junho, o Centro de Memória Professora Batistina Corgozinho (Cemud), realizou na UEMG unidade Divinópolis, dois eventos, abertos à comunidade acadêmica e externa. Entre os dias 16 a 27 de maio ocorreu 20° Semana Nacional de Museus, com o tema “O poder dos Museus”. O evento acontece anualmente, em todo território nacional, em comemoração ao dia internacional dos Museus (18 de maio) e é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM. Já entre os dias 06 a 17 de junho, o Cemud organizou a programação para a 6ª Semana Nacional de Arquivos. Com o tema “#somosarquivo”, o evento é promovido pelo Arquivo Nacional e trata-se de uma ação anual de difusão e promoção dos arquivos brasileiros, em comemoração ao Dia Internacional dos Arquivos (9 de junho). Além das exposições, foram ofertadas oficinas na unidade acadêmica.

 

 

O PODER DOS MUSEUS

A semana nacional de museus é uma iniciativa da Política Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM, onde a proposta central é mobilizar os museus de todo o Brasil em torno de uma mesma temática. O Ano de 2022 foi diferente, pois, além do retorno às atividades presenciais, é comemorado o bicentenário da independência do Brasil (1822) e o centenário da semana de arte moderna, realizada em 1922. 
Na UEMG, as exposições trouxeram ao público um pouco da história da cidade, mostrada por um lado diferente, onde personalidades, locais e eventos do município foram o foco, tendo seu acervo e memória exibidos ao público. Foram expostos itens pessoais como: livros, fotos, quadros e medalhas. 
 
 
 
 
#SOMOSARQUIVO
 
A semana nacional de arquivos é um evento que ocorre anualmente desde 2017, e demonstra ao público como os arquivos contêm histórias que constroem o nosso passado e presente como partes da sociedade. Neste ano, a exposição “Numismática e a História: Os planos econômicos do Brasil através das moedas e cédulas” trouxe ao público moedas e cédulas que circularam no Brasil de 1940 até 2019, onde parte da história nacional é explícita nos desenhos que compõem o material. Outros acervos fizeram parte da exposição, como o do professor Henrique Galvão que conta com histórias de quadrinhos do gênero terror distribuídas antes e durante o regime militar no Brasil. As exposições puderam mostrar a pluralidade da construção social e política do Brasil no século XX.
 
 
 
 
O Centro de Memória Professora Batistina Corgozinho – Cemud, está localizado na sala 405, do bloco 4, da UEMG Unidade Divinópolis. Contatos podem ser feitos pelo telefone (37) 3229-3553 ou pelo e-mail [email protected].
 
Siga-nos em nossas redes sociais e saiba mais sobre o Centro de Memória, os nossos eventos e sobre o Portal EmRedes.
 
 
 
Youtube: Portal EmRedes

Em Redes

Acompanhe todas as novidades do projeto em redes através da nossa página no Facebook. Basta curtir abaixo e receber todas nossas publicações.

Últimas fotos Cadastradas

  • Coleção: Jornal A Semana

    Gênero: Periódico

  • Coleção: Jornal A Semana

    Gênero: Periódico

  • Coleção: Jornal A Semana

    Gênero: Periódico

Fotos Mais Acessadas